Você conhece o Bulletproof Coffee(O café à prova de balas)?

by | Apr 12, 2018 | Blog, Produtividade | 0 comments

Bulletproof Coffee

A tradução de Bulletproof Coffee é, ao pé da letra, café à prova de balas. Nada mais é, porém, do que uma bebida que mistura café, manteiga e óleo. Mas tem que ser um café livre de micotoxinas (substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos), manteiga sem sal (ou ghee) e óleo rico em triglicérides de cadeia média (TCM ou MCT), como o óleo de coco e o de palma.

Como surgiu?

A receita foi criada por Dave Asprey, fundador do Bulletproff e autor do livro “The Bulletproof Diet”, empresário de tecnologia que passou duas décadas e gastou mais de US$ 300 mil para investigar sua própria biologia.
A ideia surgiu após uma viagem que fez ao Tibete e onde provou o chá com manteiga feita do leite de iaques, um bovino selvagem da região. Bebidas feitas com café, manteiga e outras formas de gordura têm sido consumidas durante séculos por povos do Himalaia, Etiópia, Nepal, Vietnã e Cingapura.

Por quê?

O Bulletproof Coffee foi criado para:

  • Manter você saciado, reduzindo a fome
  • Promover clareza mental
  • Aumentar seu foco
  • Aumentar a queima de gordura
  • Aumentar sua resistência corporal
  • Degustar pelo sabor

Qual o fundamento?

A gordura saturada da manteiga ghee suporta a queima lenta de gordura, triglicérides de cadeia média promovem a termogênese, aumentando o metabolismo, e o café aumenta a queima de gordura, além de diversas propriedades que falamos no post Café Emagrece.

Além disso, Dave defende que tomar um café livre de micotoxinas (toxinas produzidas por fungos e que estão associadas a diversos alimentos como cereais, nozes, cacau, vinho, cerveja etc.), que representam um perigo potencial à saúde e à função saudável do cérebro, é muito importante para obter os resultados. Elas seriam responsáveis pela sensação de fadiga, insônia, indisposição, falta de concentração.

A manteiga ghee é mais indicada, pois é feita a partir de manteiga orgânica de vacas que só comem capim e não recebem antibióticos. Filtrada de lactose e caseína, ela não possui qualquer toxina que nos faz mal, mas continua rica em gordura saturada (The Tox),

Já o óleo de coco é naturalmente rico em TCM. Também é possível comprar direto o óleo com TCM sintetizado.

Fizemos o teste

Eu substituí meu café da manhã por uma caneca grande de Bulletproof coffee durante 1 mês.
Não deixei de consumir as frutas matinais que consumia com aveia. Optei por comer a fruta primeiro e depois tomar o café à prova de balas.

Como AMO o café da manhã, aos finais de semana não fiz a receita ?
Minha receita de Bulletproof Coffee foi:

  • 300 ml de café especial com torra média-clara, moído na hora, filtrado (utilizava o Hario V60 ou o Clever Dripper;
  • 1 colher de sopa (não muito cheia) de manteiga ghee
  • 1 colher de sopa (não muito cheia) de óleo de coco extravirgem

Colocava tudo no liquidificador e batia por 20 segundos.
A aparência é de um cappuccino, com uma espuma cremosa na superfície.
O gosto é bom, de café com leite e “notas” de coco!

Fiz com manteiga sem sal um dia, mas não gostei muito, com ghee ficou muito melhor, tanto o gosto quanto a consistência. E o óleo de coco deu um sabor interessante. Confira no vídeo abaixo:

De fato, não senti necessidade de comer nada após tomar o café à prova de balas. Eu tomava lá pelas 8h da manhã e ficava com fome 12h, na hora do almoço já. Quando fazia exercícios pela manhã, lá pelas 10-11h, sentia meu corpo mais leve e com mais disposição. Também notei uma perda de gordura, como sou magra, não refletiu muito no peso. E percebi uma melhora na concentração e no rendimento do dia, mas não sei se foi apenas efeito placebo.

Pontos positivos: prático e rápido (não precisava ficar pensando no que fazer para comer), sabor interessante, intestino regular, menor consumo de carboidratos pela manhã e feito com ingredientes que são bons por princípio – café de alta qualidade, manteiga ghee e óleo de coco.

Pontos negativos: deixar de tomar meu café puro, que tanto amo (embora eu tomasse depois de algumas horas), e de comer um alimento sólido, que tanto amo também.
No geral, foi bastante positivo e devo retornar ao hábito ?

Opinião da nutricionista

Consultamos a nutricionista Fernanda Timerman para algumas considerações.
“Entendo que tenha uma questão de modulação da fome por estar consumindo gordura saturada e triglicérides de cadeia média (óleo de coco), mas você acaba deixando de consumir outros nutrientes superimportantes e que também poderiam promover a saciedade à longo prazo (proteína e fibras – ovo, fruta, aveia etc.). Eu sou adepta da comida, mastigação, digestão e amo café da manhã. Para mim é bem complicada a ideia de substituir uma refeição por café com gordura (rs), eu prefiro o cafezinho puro, do jeito maravilhoso que ele é”, explica Fernanda.

Receita do Bulletproof Coffee oficial (com ingredientes nacionais)

  • 250-350 ml de café de alta qualidade filtrado ou na prensa francesa, o café deve ser fresco e moído na hora (2 ½ colheres de sopa), feito com água filtrada
  • 1-2 colheres de sopa de manteiga ghee ou sem sal
  • 1-2 colheres de sopa de TCM ou óleo de coco extravirgem (comece com 1, pois é forte)
    Bata tudo no liquidificador por 20-30 segundos.

Quer experimentar?

Faça você mesmo e tire suas próprias conclusões!
Temos um kit pronto para você:

  • 1 embalagem de 250g do café especial do mês (torra fresca) em grãos ou moído (melhor em grãos)
  • 1 pote com 195 g de manteiga ghee da Vitoria Pães Artesanais
  • 1 pote de 200 ml de óleo de coco extra virgem da Copra Alimentos

Font: graogourmet.com

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *